LI2T - Laboratório de Inteligência e Inovação em Transportes

LI2T- Laboratório de Inteligência e Inovação em Transportes

logomarca do laboratório de inteligencia e inovação

O LI2T servirá ao ensino, à pesquisa e à extensão, especialmente, dos cursos nas áreas de engenharia e ciências exatas e, caso solicitado, às demais coordenações que necessitem do mesmo, durante as aulas e atividades relacionadas às áreas de Inteligência e Inovação de Transportes.

Agenda do Laboratório

Para agendar um horário, envie um e-mail para li2t.fct@ufg.br informando a data, o horário e a atividade a ser realizada.

Áreas de atuação

Análise De Sistemas De Transportes A análise de sistemas de transportes visa compreender a estrutura, assim como, os impactos causados por tais sistemas para servir de insumo para atividades de planejamento, operação e infraestrutura. Por exemplo, utilizando ferramentas de Sensoriamento Remoto, pode-se estimar o desmatamento causado pelas obras da introdução de um modo de transporte. Já a contagem automatizada de veículos, em uma avenida, permite compreender o volume da utilização do sistema; que por sua vez, serve de insumo para planejar manutenções, ampliações, bem como, comparar a efetividade das mesmas.
Otimização e Métodos Computacionais Aplicados aos Sistemas de Transportes Esta área visa aplicar tecnologias, métodos e ferramentas computacionais, para a melhoria e otimização de elementos físicos (e.g., estruturas e equipamentos) e lógicos (e.g., processos e recursos) de sistemas de transportes. Ancorada nas disciplinas de Inteligência Artificial, Pesquisa Operacional e Métodos de Elementos Finitos, a área incorpora ferramentas de simulação numérica e programação matemática no processo de investigação de meios para aperfeiçoar os sistemas de transporte. A otimização pode contemplar iniciativas que pesquisem desde elementos físicos (e.g., como resistência da placa de embarcações) até elementos lógicos (e.g., como rotas e número de motoristas), destes sistemas. Tais atividades visam produzir meios de aperfeiçoar a estrutura, a eficiência e o comportamento dos sistemas de transportes.
Prototipação de Sistemas de Transportes Esta área de atuação engloba a aplicação de métodos e ferramentas para a melhoria, bem como a concepção de novos sistemas de transporte. Como produtos, visa a criação de artefatos físicos, lógicos, equipamentos e processos de inovação. Inspirado no cenário da Indústria 4.0, a área auxilia não somente na automação e interligação de elementos dos sistemas de transportes, mas também na criação de novas propostas de negócios, incorporando inovações em processos e ações de empreendedorismo.
Tomada de Decisão em Sistemas de Transportes A tomada de decisão é uma etapa fundamental nos sistemas de transporte, em especial, quando a magnitude das consequências geradas são consideráveis. Todo processo de decisão deve envolver a coleta e análise dos dados necessários, para a observação racional e sistemática dos fenômenos envolvidos. Posteriormente, a decisões podem ser tomadas, considerando os efeitos das possíveis consequências. Isoladamente, o pensamento humano tende a criar algumas limitações no processo de decisão. A racionalidade humana pode se tornar limitada, quando está suscetível à subjetividade. Assim, as decisões são fortemente influenciadas pelos resultados das pessoas ao redor; busca-se satisfazer os critérios e não maximizá-los e; os atalhos mentais podem criar vieses que dificultam a decisão fundamentada nos fatores mais relevantes. Neste cenário, o uso de métodos, técnicas e ferramentas de tomada de decisão se tornam fundamentais, sobretudo em decisões com impacto representativo para os sistemas de transporte. Por exemplo, a escolha de um fornecedor pode impactar em toda a cadeia de suprimentos. Semelhantemente, a detecção da lotação de passageiros de um ônibus por meio da bilhetagem eletrônica, pode auxiliar na redistribuição dos veículos entre as linhas. Local de Funcionamento

Local de Funcionamento

O Laboratório se localiza no segundo pavimento, na sala 203, na sede da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás, Campus Aparecida de Goiânia (FCT/UFG/CAP).