Apresentação

Crescentes problemas de transportes, tais como aqueles relacionados aos comportamentos de riscos no trânsito, planejamento semafórico e agravamento da infraestrutura existente, levaram a um aumento da demanda por profissionais da área de transportes. Apesar do Brasil possuir cursos de ensino consolidados na área, a maioria se encontra no nível de pós-graduação stricto-sensu.

Um dos problemas deste cenário é o tempo necessário para formar um profissional que possa atuar na solução desses problemas, visto que a pós-graduação requer que o(a) aluno(a) tenha uma graduação prévia para então poder obter um conhecimento específico e voltado para transportes. Outro problema é relacionado ao escopo da formação do aluno(a). Na pós-graduação stricto-sensu, o(a) aluno(a) é orientado a estudar e aprofundar em uma área específica de transportes, como planejamento ou infraestrutura de sistemas de transportes, tendo assim pouco contato com outras interfaces da Engenharia de Transportes.

Estes fatores serviram como motivação para a criação de cursos de Engenharia de Transportes no nível de graduação. Atualmente, a maioria destes cursos encontram-se em estágio de implantação. Devido ao estágio inicial destes, existe uma carência de material de ensino, de divulgação e boas práticas voltadas a outros níveis (graduação) e setores da sociedade.

Neste sentido, os projetos de extensão visam compartilhar e integrar o conhecimento desenvolvido na academia, nas atividades de ensino e de pesquisa, com o restante da sociedade. Guiado por esse objetivo, a Engenharia de Transportes, sendo um curso novo, visa prover ações que forneçam um aprofundamento e reflexão mútua acerca da utilidade e do funcionamento dos diferentes aspectos da área de transportes. Desta forma, as ações de extensão do curso têm se concentrado nos seguintes eixos:

• Confecção e divulgação de material didático em diferentes mídias;
  • Realização de ações continuadas de educação para o trânsito em escolas;
  • Relatórios técnico-científico a respeito de políticas públicas, projetos, ações, etc;
  • Organização de eventos acadêmicos e profissionais;
  • Cursos de formação de profissionais na área; e
  • Desenvolvimento de ferramentas tecnológicas para gestão e planejamento.

Para acessar as diversas ações e produtos desenvolvidos clique nos subitens do menu Extensão no topo da página. Caso tenha dúvida entre em contato com o coordenador ou o vice-coordenador de extensão do curso.