Laboratórios - Engenharia de Transportes

O curso de Engenharia de Transportes conta com quatro laboratórios de pesquisas, são eles:

LDT - Laboratório em Desenvolvimento em Transportes;

LETT - Laboratório de Ensaios Tecnológicos em Transportes;

LPT - Laboratório de Projetos em Transportes; e

LI2T - Laboratório de Inteligência e Inovação em Transportes.

 

LDT - Laboratório de Desenvolvimento em Transportes

O LDT atende ao ensino, pesquisa e a extensão dos cursos nas áreas de engenharia, e caso solicitado, às demais coordenações que necessitem do mesmo, durante as aulas e trabalhos relacionados às áreas Planejamento Nacional de Sistemas de Transportes, Planejamento Regional de Sistemas de Transportes e Planejamento da Mobilidade Urbana.

Linhas de pesquisas atuais

O LDT atenderá ao ensino, a pesquisa e a extensão e terá condições de iniciar suas atividades em 2020 com duas linhas de pesquisa, que estão organizadas na tabela abaixo.

Linhas de Pesquisas Público-alvo
Mobilidade Urbana Sustentável Discentes, docentes e técnicos do curso de Engenharia de Transportes e Engenharia Civil.
Modelos do Uso de solo e do Transporte Discentes, docentes e técnicos do curso de Engenharia de Transportes e Engenharia Civil.
Comportamento em Transporte - Travel Behaviour Discentes, docentes e técnicos do curso de Engenharia de Transportes.
Engenharia Territorial Discentes, docentes e técnicos do curso de Engenharia de Transportes.
Centro de Apoio ao Transporte escolar - CECATE Discentes, docentes e técnicos do curso de Engenharia de Transportes.
Macrosimulação de sistemas de transporte Discentes, docentes e técnicos do curso de Engenharia de Transportes e Engenharia Civil.
Microsimulação de sistemas de transporte Discentes, docentes e técnicos do curso de Engenharia de Transportes e Engenharia Civil.
Desenvolvimento econômico e social e impactos dos sistemas de transportes Discentes, docentes e técnicos do curso de Engenharia de Transportes

Local de Funcionamento

O Laboratório funciona no campus UFG Aparecida de Goiânia, sala 26 do Campus provisório da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e no Laboratório do campus novo localizado no térreo.

ldt

 

Projeto e Regimento Interno

Clique no item abaixo para baixar o projeto e regimento de uso do laboratório.

 

LETT - Laboratório de Ensaios Tecnológicos em Transportes

O LETT atende ao ensino, pesquisa e a extensão dos cursos nas áreas de engenharia e geociências,  e caso solicitado, às demais coordenações que necessitem do mesmo, durante as aulas e trabalhos com ensaios em Engenharia de Transportes.

Linhas de Pesquisa Atuais

O LETT atenderá ao ensino, a pesquisa e a extensão e terá condições de iniciar suas atividades em 2020 com duas linhas de pesquisa, que estão organizadas na tabela abaixo.

Linhas de Pesquisas Público-alvo
Materiais alternativos para pavimentação. Discentes, docentes e técnicos do curso de Engenharia de Transportes.
Reciclagem de misturas asfálticas. Discentes, docentes e técnicos do curso de Engenharia de Transportes.

Linhas em fase de consolidação:

Linhas de Pesquisas Público-alvo
Caracterização geotécnica de geomateriais usados em obras de infraestrutura de transportes Discentes, docentes e técnicos do curso de Engenharia de Transportes, Engenharia Civil e Geologia.
Caracterização e análise de materiais geotécnicos para camadas de pavimentos ferroviários: lastro, sublastro e subleito. Discentes, docentes e técnicos do curso de Engenharia de Transportes.
Análise ótima de geometrias de elementos aplicados em estruturas navais e off-shore Discentes, docentes e técnicos do curso de Engenharia de Transportes.
Sistemas para categorização de hidrovias brasileiras Discentes, docentes e técnicos do curso de Engenharia de Transportes.
Projeto de otimização baseado em confiabilidade em infraestrutura de transportes Discentes, docentes e técnicos do curso de Engenharia de Transportes.
Gerenciamento, Building Information Model e análise de desempenho em obras de infra-estrutura de transportes Discentes, docentes e técnicos do curso de Engenharia de Transportes.

Local de Funcionamento

O Laboratório funciona na sala 25 do campus da UFG, em Aparecida de Goiânia, que se localiza provisoriamente nas dependências da Universidade Estadual de Goiás (UEG). 

lett 01  LETT 06

lett 02  lett 05

Posteriormente, se estabelecerá no térreo do novo prédio da FCT / UFG / CAP, localizado na Estrada da Mata, Quadra 01, Lote 01, Fazenda Santa Rita de Cássia, Aparecida de Goiânia.

Equipe

  • Coordenador: Prof. Dr. Robinson Andrés Giraldo Zuluaga;
  • Vice-coordenador: Prof. Dr. Liosber Medina Garcia;
  • Técnico de Laboratório: Eng. Lara Batista Ferreira Pereira.

Projeto

Clique nos itens abaixo par abaixar o projeto e regimento de uso do laboratório.

 

LPT- Laboratório de Projetos em Transportes

O LPT atende ao ensino, a pesquisa e a extensão dos cursos nas áreas de engenharia e geociências, e caso solicitado, às demais coordenações que necessitem do mesmo, para a realização de aulas, reuniões e trabalhos.

Dentre os objetivos específicos do LPT, destacam-se:
- Desenvolver estudos avançados na área de engenharia de transportes;
- Promover o desenvolvimento conjunto de trabalhos entre professores e estudantes;
- Apoiar estudos no âmbito da graduação e pós-graduação;
- Prestar serviços de apoio à própria instituição;
- Prestar serviços de apoio à comunidade em geral;
- Desenvolver estudos caracteristicamente multidisciplinares;
- Desenvolver projetos de pesquisa, extensão e ensino;
- Promover a discussão acadêmica por meio da prática da engenharia;
- Colaborar com o tratamento de dados das mais variadas pesquisas;
- Facilitar o aprendizado dos discentes de novas ferramentas;
- Possibilitar a iniciação profissional de discentes e recém-formados;
- Promover a socialização dentro do Campus e do curso e;
- Incentivar o intercâmbio de informações com outros cursos e/ou outras instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais.

Linhas de Pesquisa Atuais

O LPT atenderá o ensino, a pesquisa e a extensão dos cursos de graduação e pós-graduação da Engenharia de Transportes e da FCT/UFG. O Laboratório serve de apoio para o desenvolvimento de todos os projetos, coordenados por docentes, das três linhas de pesquisa definidas pelo curso, são elas: Desenvolvimento de Sistemas de Transportes; Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental e; Inteligência e Inovação em Transportes.

Local de Funcionamento

O LPT se estabelecerá no segundo andar do prédio da FCT / UFG / CAP, localizado na Estrada da Mata, Quadra 01, Lote 01, Fazenda Santa Rita de Cássia, Aparecida de Goiânia. Há uma previsão que sua inauguração ocorra no segundo semestre de 2021.

Projeto

Clique nos itens abaixo par abaixar o projeto e regimento de uso do laboratório.

LI2T- Laboratório de Inteligência e Inovação em Transportes

logomarca do laboratório de inteligencia e inovação

O LI2T servirá ao ensino, à pesquisa e à extensão, especialmente, dos cursos nas áreas de engenharia e ciências exatas e, caso solicitado, às demais coordenações que necessitem do mesmo, durante as aulas e atividades relacionadas às áreas de Inteligência e Inovação de Transportes.

Áreas de atuação

Análise De Sistemas De Transportes A análise de sistemas de transportes visa compreender a estrutura, assim como, os impactos causados por tais sistemas para servir de insumo para atividades de planejamento, operação e infraestrutura. Por exemplo, utilizando ferramentas de Sensoriamento Remoto, pode-se estimar o desmatamento causado pelas obras da introdução de um modo de transporte. Já a contagem automatizada de veículos, em uma avenida, permite compreender o volume da utilização do sistema; que por sua vez, serve de insumo para planejar manutenções, ampliações, bem como, comparar a efetividade das mesmas.
Otimização e Métodos Computacionais Aplicados aos Sistemas de Transportes Esta área visa aplicar tecnologias, métodos e ferramentas computacionais, para a melhoria e otimização de elementos físicos (e.g., estruturas e equipamentos) e lógicos (e.g., processos e recursos) de sistemas de transportes. Ancorada nas disciplinas de Inteligência Artificial, Pesquisa Operacional e Métodos de Elementos Finitos, a área incorpora ferramentas de simulação numérica e programação matemática no processo de investigação de meios para aperfeiçoar os sistemas de transporte. A otimização pode contemplar iniciativas que pesquisem desde elementos físicos (e.g., como resistência da placa de embarcações) até elementos lógicos (e.g., como rotas e número de motoristas), destes sistemas. Tais atividades visam produzir meios de aperfeiçoar a estrutura, a eficiência e o comportamento dos sistemas de transportes.
Prototipação de Sistemas de Transportes Esta área de atuação engloba a aplicação de métodos e ferramentas para a melhoria, bem como a concepção de novos sistemas de transporte. Como produtos, visa a criação de artefatos físicos, lógicos, equipamentos e processos de inovação. Inspirado no cenário da Indústria 4.0, a área auxilia não somente na automação e interligação de elementos dos sistemas de transportes, mas também na criação de novas propostas de negócios, incorporando inovações em processos e ações de empreendedorismo.
Tomada de Decisão em Sistemas de Transportes A tomada de decisão é uma etapa fundamental nos sistemas de transporte, em especial, quando a magnitude das consequências geradas são consideráveis. Todo processo de decisão deve envolver a coleta e análise dos dados necessários, para a observação racional e sistemática dos fenômenos envolvidos. Posteriormente, a decisões podem ser tomadas, considerando os efeitos das possíveis consequências. Isoladamente, o pensamento humano tende a criar algumas limitações no processo de decisão. A racionalidade humana pode se tornar limitada, quando está suscetível à subjetividade. Assim, as decisões são fortemente influenciadas pelos resultados das pessoas ao redor; busca-se satisfazer os critérios e não maximizá-los e; os atalhos mentais podem criar vieses que dificultam a decisão fundamentada nos fatores mais relevantes. Neste cenário, o uso de métodos, técnicas e ferramentas de tomada de decisão se tornam fundamentais, sobretudo em decisões com impacto representativo para os sistemas de transporte. Por exemplo, a escolha de um fornecedor pode impactar em toda a cadeia de suprimentos. Semelhantemente, a detecção da lotação de passageiros de um ônibus por meio da bilhetagem eletrônica, pode auxiliar na redistribuição dos veículos entre as linhas. Local de Funcionamento

 

Local de Funcionamento

O LI2T se estabelecerá no novo Campus de Aparecida de Goiânia da UFG, localizado na Estrada da Mata, Quadra 01, Lote 01, Fazenda Santa Rita de Cássia, cidade de Aparecida de Goiânia. O mesmo ocupará uma sala no segundo andar do prédio da FCT, neste campus. Há uma previsão que sua inauguração ocorra no segundo semestre de 2021.