LDT Laboratório em Desenvolvimento em Transportes

Apresentação

Esta página tem a finalidade de apresentar a estrutura básica do Laboratório de Desenvolvimento em Transporte (LDT), espaço esse que faz parte da rede de laboratórios a serem implantados na Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), da Universidade Federal de Goiás (UFG), Campus de Aparecida de Goiânia (CAP). O LDT servirá ao ensino, pesquisa e a extensão dos cursos nas áreas de engenharia, e caso solicitado, às demais coordenações que necessitem do mesmo, durante as aulas e trabalhos relacionados às áreas Planejamento Nacional de Sistemas de Transportes, Planejamento Regional de Sistemas de Transportes e Planejamento da Mobilidade Urbana.

Justificativa

O Planejamento de sistemas de transporte corresponde ao conjunto de disciplinas, tecnologia, técnica e ferramentas, cujo objetivo é capacitar e desenvolver, nos participantes, habilidades e conhecimentos que lhes permitam formular, levantar informações, analisar, selecionar e implementar estratégias, diretrizes e políticas, na área de transportes.

O Planejamento de sistemas de transporte envolve áreas como Desenvolvimento econômico e social, Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Urbano, Transporte de passageiros, Transporte de Carga, Ferrovias, Portos, Dutos, Aeroportos e Rodovias. Essas áreas são de uso recorrente nos projetos, e na elaboração de programas ou planos diretores urbanos, regionais ou nacionais.

Tal fato se observa nos cursos de Engenharia de Transporte e de Engenharia Civil ofertado no campus da FCT/UFG/CAP. De forma que a estruturação de um espaço de ensino, pesquisa e extensão na área de planejamento de sistemas de transportes é importante para consolidação dos curso criado.

Além disso, apresentam afinidades com diversas disciplinas dos cursos de engenharia e geociências, das quais cita-se a Planejamento de transporte, Transporte e Meio Ambiente, Planejamento Regional de transporte, Projetos de sistemas de transporte 1 e 2, dentre outras. Portanto, justifica-se esse espaço no campus UFG da cidade de Aparecida de Goiânia.

Linhas de pesquisas atuais

O LDT atenderá ao ensino, a pesquisa e a extensão e terá condições de iniciar suas atividades em 2020 com duas linhas de pesquisa, que estão organizadas na tabela abaixo.

Linhas de Pesquisas Público-alvo
Mobilidade Urbana Sustentável Discentes, docentes e técnicos do curso de Engenharia de Transportes e Engenharia Civil.
Modelos do Uso de solo e do Transporte Discentes, docentes e técnicos do curso de Engenharia de Transportes e Engenharia Civil.
Comportamento em Transporte - Travel Behaviour Discentes, docentes e técnicos do curso de Engenharia de Transportes.
Engenharia Territorial Discentes, docentes e técnicos do curso de Engenharia de Transportes.
Centro de Apoio ao Transporte escolar - CECATE Discentes, docentes e técnicos do curso de Engenharia de Transportes.
Macrosimulação de sistemas de transporte Discentes, docentes e técnicos do curso de Engenharia de Transportes e Engenharia Civil.
Microsimulação de sistemas de transporte Discentes, docentes e técnicos do curso de Engenharia de Transportes e Engenharia Civil.
Desenvolvimento econômico e social e impactos dos sistemas de transportes Discentes, docentes e técnicos do curso de Engenharia de Transportes

Local de Funcionamento

O Laboratório funcionará no campus UFG Aparecida de Goiânia, sala 26 do Campus provisório da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e no Laboratório do campus novo localizado no térreo.

ldt

Projeto e Regimento Interno

Clique no item abaixo para baixar o projeto e regimento de uso do laboratório.