premiação-senatrans2022

Artigo e TCC de discente da Engenharia de Transportes são premiados em Concurso Nacional.

A discente Letícia Gonçalves Silva, do curso de Engenharia de Transportes da Faculdade de Ciências e Tecnologia, em Aparecida de Goiânia, recebeu, juntamente com o seu orientador, Prof. Dr. Rodrigo Pinheiro Tóffano Pereira, o segundo lugar do Prêmio SENATRAN 2022. SENATRAN é a Secretaria Nacional de Trânsito, órgão subordinado ao Ministério da Infraestrutura. Ambos receberam um prêmio pecuniário, troféus e certificados pela participação.

O Prêmio SENATRAN faz parte das ações realizadas pelo Ministério da Infraestrutura e da SENATRAN, cujo intuito é contribuir com a Nova Década Mundial de ações para Segurança no Trânsito, bem como dos objetivos do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), para a diminuição dos números alarmantes de pessoas que perdem a vida em acidentes de trânsito. O Prêmio tornou-se uma iniciativa incorporada às ações do órgão máximo executivo de trânsito do Governo Federal desde o ano 2000. Nas 17 edições anteriores do Prêmio foram mobilizados 294.288 participantes, número este que vem crescendo a cada ano. A edição de 2022 é a décima oitava, com dez categorias e, tem como objetivo incentivar a sociedade brasileira à produção técnica, científica e artística, laureando os melhores trabalhos voltados ao tema de segurança no trânsito.

A já Engenharia de Transportes Letícia, que defendeu o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em 05/09 e colocou grau no último mês de novembro, concorreu com seu TCC e artigo científico na Categoria VI - “Segurança Viária e Veicular” aberta a estudantes dos cursos de Engenharia e Arquitetura & Urbanismo de todo o país. O artigo e o TCC (com quase 100 páginas) buscam requalificar, projetualmente, o entorno de áreas escolares com foco na segurança viária, especialmente de estudantes e, no conceito de Ruas Completas (Complete Streets). A via e a unidade educacional escolhidas para este trabalho foram, respectivamente, a Rua São Luís e o complexo composto pela Escola Municipal Izabel Esperidião Jorge e pelo Centro Municipal de Educação Infantil - CMEI Alto da Glória; ambos no Setor Alto da Glória, em Goiânia. O TCC da Letícia pode ser acessado por meio do link

O Prof. Tóffano destaca que para esta conquista, além do empenho da Letícia, a participação da Profa. Dra. Cintia Isabel de Campos, também do curso de Engenharia de Transportes da UFG e do Prof. MSc. Eng. Caio Assunção Torres da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) foi fundamental. “Estes professores são especialistas na área de segurança viária e, ao longo de todo o TCC e na participação da banca de defesa da Letícia, sugeriram melhorias que aprimoraram o trabalho. Além disso, estimularam a mesma a participar deste concurso, o que possibilitou que ela ficasse em segundo lugar, de forma exitosa, concorrendo com instituições de todo o país.”

Para a Letícia, o prêmio de reconhecimento nacional tem um significado muito grande. Além de ser o seu primeiro, mostra que seu TCC, que tanto deu trabalho para ser executado, tem relevância para a sociedade e que ela, profissionalmente, está indo no caminho certo. Segundo a mesma, “... é gratificante ver ele sendo reconhecido, eu espero contribuir, cada dia mais, para a área do trânsito e para o desenvolvimento da segurança viária no Brasil”.

A entrega do prêmio ocorreu na tarde do último dia 08/12/2022, no Instituto Serzedello Corrêa, a escola superior do TCU, em Brasília-DF com a presença do Secretário Executivo do Ministério da Infraestrutura Sr. Bruno Eustáquio e o Sr. Frederico de Moura Carneiro, Secretário Nacional de Trânsito. A premiação foi transmitida, ao vivo, pelo YouTube, no canal do Ministério da Infraestrutura e pode ser acompanhada pelo youtube. Letícia e o Prof. Rodrigo, dentre as dez categorias, foram os únicos premiados representando o Estado de Goiás. O primeiro lugar da categoria ficou com o discente, Thiago Noriyuki Kubo, do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná. O Trabalho de Conclusão de Curso/Artigo “Análise do uso do telefone celular ao volante com base em Estudo Naturalístico de Direção” foi orientado pelo Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos também da mesma instituição, em Curitiba.

 

premiação-senatrans2022

Categorias: Notícias Noticias Premiações