Noticia 28-01-2019

FNDE disponibiliza resultados parciais de pesquisa que avalia o transporte escolar no Brasil

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) disponibilizou nesta quinta-feira, 24, os resultados parciais da pesquisa que avalia o Caminho da Escola, programa que visa renovar, padronizar e ampliar a frota de veículos escolares das redes municipais e estaduais de educação básica pública. A pesquisa foi desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Goiás e seus resultados vão oferecer subsídios às decisões do FNDE na gestão da assistência técnica e financeira à política de transporte escolar.

Noticia 28-01-2019

Os questionários foram disponibilizados via web em julho de 2018 para 5.570 gestores municipais e conselheiros do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb, além de 77 mil questionários para diretores de escolas. Os resultados servirão de base para análise sobre evasão escolar, padronização e manutenção da frota escolar, bem como outros fatores específicos relacionados ao transporte dos estudantes.

Um dos pontos levantados na pesquisa, por exemplo, diz respeito ao tipo de frota que atende aos estudantes, tanto da área rural quanto da área urbana. Os resultados demonstram aumento nos últimos anos da disponibilização do transporte escolar por meio de veículos adequados, dados que permitirão a manutenção das políticas já implementadas e aprimoramento das ações na área. Também foi constatada a redução na idade média dos ônibus utilizados e no uso de veículos impróprios para o transporte de estudantes que, em muitas regiões, faziam uso de caminhões e caminhonetes adaptadas, conhecidos como pau de arara.

Os questionários lançados no ano passado englobaram tanto o Caminho da Escola quanto o Programa Nacional de Apoio Ao Transporte Escolar (PNATE), mas, neste primeiro momento, foram divulgados apenas os dados coletados no âmbito do Caminho da Escola, visto que a ação foi planejada para ocorrer em etapas e que todas as informações continuam sendo trabalhadas.

Fonte: http://www.fnde.gov.br/acesso-a-informacao/institucional/area-de-imprensa/noticias/item/12518-fnde-disponibiliza-resultados-parciais-de-pesquisa-que-avalia-o-transporte-escolar-no-brasil