Ferrovia do cerrado

I Workshop EF-262: Ferrovia do Cerrado

: Anfiteatro da Universidade de Uberaba (UNIUBE), Campus Marileusa – Uberlândia/MG

: 29 de Março 2019 - 8h às 18h

INTRODUÇÃO E OBJETIVOS

O I Workshop Ferrovia EF-262, Ferrovia do Cerrado, tem como objetivo debater assuntos técnicos ferroviários, ações e estratégias necessárias para a implantação da Ferrovia EF-262, trecho Alto Araguaia/MT-Uberlândia/MG, indispensável para a integração da região Centro-Oeste e do Brasil, voltada para o transporte de cargas de baixo valor agregado e estímulo ao desenvolvimento da agroindústria do país. As dimensões da produção de granéis agrícolas e produtos diversos ao longo do traçado preliminar da ferrovia EF-262, prevista no Sistema Nacional de Viação, requer uma rede de transporte adequada às cargas, com perfil ferroviário, atualmente alocadas à rede rodoviária, gerando altos custos e riscos logísticos. Tal inadequação ficou mais evidente na greve dos caminhoneiros de maio/2018, que culminou na questão do tabelamento do valor de fretes e na ocasião falta de diversos produtos em todo território nacional. Considerando ainda a oportuna transição de governo, é nesse ambiente que a academia, órgãos públicos, associações e os agentes do setor produtivo se unem para aprofundar a discussão sobre assuntos técnicos e a integração ferroviária no Brasil, especificamente na região Centro-Oeste, notadamente no eixo da EF-262, abrangendo os Estados de MT, GO e MG, tendo em vista o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) da ferrovia, protocolado no Ministério dos Transportes em 01/08/2018.

EVENTOS PREVISTOS

O evento será constituído de duas etapas, cada uma com três palestras de 50 minutos e resposta a 3 perguntas. Ao final de cada etapa ocorrerá uma mesa redonda com os três palestrantes, conduzida por um mediador, para responder a mais perguntas e debate com a plateia.

a) Pela manhã (etapa 1):

1. A Ferrovia do Cerrado, EF-262 (Carlos Antônio de Borges Garcia; prof. Sílvio Tupinambá Fernandes de Sá - UNEMAT; prof. Luiz Miguel de Miranda - UFMT);
  2. Integração Ferroviária: colocando a competividade nos trilhos (Wagner Ferreira Cardoso - CNI & Matheus de Castro - CNI);
  3. Portos do Espírito Santo: Potencial Estratégico para o País (Romeu Rodrigues - COINFRA/FINDES).

b) À tarde (etapa 2):

1. O papel da ABIFER na implantação dos novos empreendimentos ferroviários (Vicente Abate - ABIFER);
  2. O Instituto Nacional de Pesquisas Ferroviárias (INPF) e a sua importância para o Brasil (Jean Carlo Trevizolo de Souza - DNIT);
  3. O cenário atual da mão de obra técnica ferroviária no Brasil (Prof. Rafael Barros - IPOG).

JUSTIFICATIVAS

Necessidade de apresentar e debater tecnicamente as dificuldades e limitações da logística nacional do transporte de cargas, principalmente considerando o crescimento da agroindústria na região Centro-Oeste e Triângulo Mineiro, existindo graves deficiências no planejamento sistêmico voltado para o transporte ferroviário nessas regiões, a integração com o eixo ferroviário da Ferrovia Norte-Sul e com os portos da região Sudeste, principalmente do Espírito-Santo e de Açu. Tudo isso em um momento pós-eleitoral, em que o Brasil tenta se recuperar de uma crise institucional, sujeito a novas paralisações dos caminhoneiros, situações que já geraram um impacto social e financeiro incalculável ao país, sendo extremamente necessário que decisões sejam tomadas sob a ótica de técnicos, pesquisadores e profissionais da área, sob o risco de comprometermos a já crítica situação econômica do país.

PÚBLICO ALVO

O evento é voltado para técnicos e pesquisadores de organizações e entidades ligadas à logística e infraestrutura de transportes, professores e alunos da área, indústrias, agricultores, consultores e empresas ligadas às atividades de produção e transportes, armazenagem e operação de estações de transferência de cargas, engenheiros, administradores, políticos e representantes de entidades públicas e privadas. Enfim, todos aqueles que tenham interesse em investir ou melhorar seu conhecimento técnico na área ferroviária, na logística e/ou na infraestrutura de transportes.

PARCEIROS E ENTIDADES PROMOTORAS ENVOLVIDAS

• Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER);
  • Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (ACIEG);
  • Confederação Nacional da Indústria (CNI);
  • Conselho Regional de Engenharia (CREA-MT/GO/MG);
  • Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT);
  • Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG);
  • Federação das Indústrias do Estado do Espirito Santo (Sistema FINDES);
  • Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT);
  • Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG);
  • Universidade de Uberaba (UNIUBE);
  • Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT);
  • Universidade Federal de Goiás (UFG);
  • Universidade Federal de Uberlândia (UFU);
  • Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

- 07:00h às 07:50h: Credenciamento;
- 08:00h às 08:20h: Abertura do evento;
1ª etapa (50 minutos é o tempo máximo para apresentação):

• 08:30h - 09:20 h: 1ª palestra;
  • 09:30h - 10:20 h: 2ª palestra;
  • 10:30h - 11:20 h: 3ª palestra;
  • 11:30h - 12:20 h: Mesa redonda com os palestrantes e o mediador;

2ª etapa:

• 14:00h - 14:50 h: 4ª palestra;
  • 15:00h - 15:50 h: 5ª palestra;
  • 16:00h - 16:50 h: 6ª palestra;
  • 17:00h - 18:00 h: Mesa redonda com os palestrantes e o mediador;
  • 18:00h: Encerramento.

COMISSÃO ORGANIZADORA E MAIORES INFORMAÇÕES:

• Prof. Carlos Henrique Barreiro (UNIUBE): carlos.barreiro@uniube.br
  • Prof. George Rangel (UFG): george.rangel@ufg.br
  • Prof. Luiz Miguel (UFMT): mmiranda@cpd.ufmt.br
  • Carlos Antônio de Borges Garcia: catonhogarcia@gmail.com

Faça sua inscrição abaixo ou pelo link (inscrição disponível até o dia 26/03/2019 às 23:59 h): https://www.ferrovias.eng.br/ef262