LETT Laboratório de Ensaios Tecnológicos em Transportes

Atualizado em 12/03/20 11:19.

Apresentação

Esta página tem a finalidade de apresentar a estrutura básica do Laboratório de Ensaios Tecnológicos em Transportes (LETT), espaço esse que faz parte da rede de laboratórios a serem implantados na Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), da Universidade Federal de Goiás (UFG), Campus de Aparecida de Goiânia (CAP). O LETT servirá ao ensino, pesquisa e a extensão dos cursos nas áreas de engenharia e geociências, e caso solicitado, às demais coordenações que necessitem do mesmo, durante as aulas e trabalhos relacionados às áreas Geotecnia e Infraestrutura de Transportes.

Justificativa

A infraestrutura de transportes corresponde ao conjunto de tecnologias, técnica e ferramentas, cujo objetivo é capacitar e desenvolver, nos participantes, habilidades e conhecimentos que lhes permitam formular, discutir, analisar, selecionar e implementar estratégias e mecanismos, na área de infraestrutura de transportes.

Tal fato se observa nos cursos de tecnologias ofertados no campus da FCT/UFG/CAP. De forma que a estruturação de um espaço de ensino, pesquisa e extensão na área de infraestrutura de transportes é importante para consolidação dos cursos criados.

A infraestrutura de transportes engloba áreas como Geotecnia, Mecânica das Rochas, Geologia de Engenharia, Ferrovias, Portos, Dutos, Aeroportos e Pavimentação. Essas áreas são de uso recorrente nos projetos, construção e manutenção dos dispositivos de infraestrutura ligados à Engenharia de Transportes e Engenharia Civil.

Além disso, apresentam afinidades com diversas disciplinas dos cursos de engenharia e geociências, das quais cita-se a Topografia e Geodésia, Transporte e Meio Ambiente, Geologia de Engenharia, Pavimentação, dentre outras.

Linhas de Pesquisa Atuais

O LETT atenderá ao ensino, a pesquisa e a extensão e terá condições de iniciar suas atividades em 2020 com duas linhas de pesquisa, que estão organizadas na tabela abaixo.

Linhas de Pesquisas Público-alvo
Materiais alternativos para pavimentação. Discentes, docentes e técnicos do curso de Engenharia de Transportes.
Reciclagem de misturas asfálticas. Discentes, docentes e técnicos do curso de Engenharia de Transportes.

Linhas em fase de consolidação:

Linhas de Pesquisas Público-alvo
Caracterização geotécnica de geomateriais usados em obras de infraestrutura de transportes Discentes, docentes e técnicos do curso de Engenharia de Transportes, Engenharia Civil e Geologia.
Caracterização e análise de materiais geotécnicos para camadas de pavimentos ferroviários: lastro, sublastro e subleito. Discentes, docentes e técnicos do curso de Engenharia de Transportes.
Análise ótima de geometrias de elementos aplicados em estruturas navais e off-shore Discentes, docentes e técnicos do curso de Engenharia de Transportes.
Sistemas para categorização de hidrovias brasileiras Discentes, docentes e técnicos do curso de Engenharia de Transportes.
Projeto de otimização baseado em confiabilidade em infraestrutura de transportes Discentes, docentes e técnicos do curso de Engenharia de Transportes.
Gerenciamento, Building Information Model e análise de desempenho em obras de infra-estrutura de transportes Discentes, docentes e técnicos do curso de Engenharia de Transportes.

Local de Funcionamento

O Laboratório funcionará no campus UFG Aparecida de Goiânia, sala 25 do Campus provisório da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e no Laboratório do campus novo localizado no térreo.

lett 01  LETT 06

lett 02  lett 05

Projeto e Regimento Interno

Clique nos itens abaixo par abaixar o projeto e regimento de uso do laboratório.